Quem é Filipe Celeti?

perfilface2Filipe Rangel Celeti nasceu na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação. Ainda bebê se mudou com sua família para a cidade do Rio de Janeiro, onde viveu durante a infância no bairro do Andaraí. Retornou para São Paulo e se instalou no Jardim Aeroporto.

Nascido num lar cristão, filho de missionários de uma organização interdenominacional – a APEC-Aliança Pró Evangelização das Crianças –, viveu o diálogo e a busca pelo mesmo denominador de declaração de fé de diferentes igrejas. Foi através de projetos humanitários e missionários que descobriu a imensidade e pluralidade cultural brasileira, das praias turísticas de Santa Catarina à população ribeirinha no extremo norte do Acre, do Pantanal ao sertão do Piauí.

Pode-se dizer que as questões sociais e políticas estão enraizadas em sua própria história. As questões sociais foram primeiramente vividas na infância na cidade do Rio de Janeiro. Os interesses políticos nasceram na leitura da adolescência, inicialmente sob a égide da utopia e posteriormente compreendendo a interdisciplinaridade da filosofia política contemporânea (o diálogo entre economia, direito, ética e fé).

Filipe cursou Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, obtendo os diplomas de Bacharelado e de Licenciatura. Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre o consenso sobreposto (overlapping consensus) de John Rawls – um dos principais autores do social-liberalismo – e a possibilidade e necessidade do diálogo nas sociedades plurais.

Após alguns anos atuando como Professor de Filosofia no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, voltou ao Mackenzie para cursar o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, sendo aprovado com distinção, com uma pesquisa sobre a interferência da esfera estatal na esfera educacional, familiar e individual, bem como alternativas educativas ao controle total da formação, como a educação domiciliar (homeschooling) e os vales-educação (vouchers). Entre os desafios e conquistas de ser professor na periferia de São Paulo, foi a frase de uma aluna que o despertou para a pesquisa em Educação. “Se os alunos não fossem obrigados a vir para a escola, só viria quem quisesse estudar”, ela disse.

O diploma de mestre abriu oportunidades no Ensino Superior. A experiência de lecionar para o curso de Pedagogia disciplinas como Políticas Educacionais, História da Educação e Filosofia da Educação e  de orientar TCCs o levou para outros caminhos acadêmicos. Encontrou o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, também no Mackenzie, onde – recém admitido – elabora o projeto de pesquisa Para além da Educação e da Saúde: desafios e soluções para a implantação de políticas públicas inclusivas abrangentes; que visa levantar as dificuldades de implantação de políticas públicas inclusivas de crianças com necessidades educacionais especiais e discutir caminhos para uma inclusão mais abrangente e significativa. Analisa, a partir da Teoria da Escolha Pública (Public Choice), os interesses, assimetrias e possibilidades de tomadas de decisão dos agentes políticos e da sociedade civil. O projeto não objetiva apenas uma revisão bibliográfica, uma análise das leis ou uma elaboração de estatísticas, mas propõe, principalmente, colaborar na elaboração de políticas públicas e modificações administrativo-estruturais na gestão pública municipal para se aproximar de uma melhor garantia do direito previsto em lei.

A participação ativa no debate para além da academia tem se dado a partir dos textos e palestras em diversos institutos e organizações como: Instituto Ludwig von Mises Brasil (IMB), Estudantes Pela Liberdade (EPL), Instituto Liberal (IL), Portal Libertarianismo, Ordem Livre; ações estas que oportunizaram ter sido tutor, durante o ano de 2013, do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP).

Na política, foi fundador do Libertários (LIBER) em 2009, sendo membro do Comitê Julgador e do Comitê Executivo, além de coordenador estatual de São Paulo do movimento político.

Filipe também é empresário. É sócio-administrador da Bunker Editorial, sendo o editor responsável pelas publicações. Como escritor, tem poesias publicadas em três antologias e se prepara para participar de mais um livro com seus amigos escritores do Bar do Escritor.

Currículo Lattes

5 comentários sobre “Quem é Filipe Celeti?

  1. Oi Filipe,
    Meu nome eh Maurizio Marchetti e estou estudando as origens da educacao publica gratuita e obrigatoria no Brasil. Sei que vc tem uma dissertacao sobre o assunto. Poderia me mandar sua dissertacao e outros materiais que tiver sobre o assunto?
    Obrigado e um abraco,
    Maurizio
    maurizius@terra.com.br

  2. Olá, Filipe.
    Até o momento, 01:47 do dia 02/10, todos aqui em casa, estávamos pedindo à Deus uma luz: um candidato à vereador. Foi então que, minha filha Michaela, estudante de Pedagogia sugeriu seu número. Fomos à sua página e vimos que suas propostas são coerentes e fazem total sentido diante do que vivemos hoje em nossa cidade. Somos cristãos, fiz muitos cursos na Apec quando lecionava ensino religioso em escolas estaduais pela Igreja Batista do Ipiranga na década de 90, sou pedagoga, pós graduada em Educação Infantil e Cultura e meu marido é Advogado do Estado pela Defensoria Pública. Bem, daqui há algumas horas iremos às urnas e teclaremos o seu número, além de enviar como sugestão, para todos os meus contatos do Whats app. Espero, em nome de Jesus que vc vença e saiba que o acompanharei pois exercitarei meu direito de cidadão, adotando-o como meu vereador, conforme projeto sugerido pelo radialista Milton Jung da CBN. Que Deus o abençoe com sabedoria e a vitória seja o começo de suas conquistas.
    Forte abraço
    Rita

    1. Muito obrigado pelo apoio de sua família! Fiquei muito feliz em saber sobre o apoio e sobre como o trabalho da APEC chega em muito lugares.
      Não vencemos nas urnas, mas temos 55 vereadores eleitos que precisam de nossa vigilância para que a cidade de São Paulo seja legislada com sabedoria.
      Grande abraço e, novamente, muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s